"BRINCANDO EM CENA" REALIZA TEMPORADA



Patrocínio: Ministério da Cultura/ Cultura Viva / Fundo Nacional de Cultura
Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas

O QUE É O PROJETO
Brincando em Cena faz parte do macro projeto Ensinando para a Vida, iniciado em 2005, pela Associação Amazônia Arte-Mythos, instituição que em 2010 tornou-se também Ponto de Cultura. São seis encenações de cinco minutos baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente. O primeiro, Valorizando a Amizade, mostra que mesmo perdendo alguém que amamos; como um pai; podemos ter apoio dos amigos; não estamos sós. O segundo, Diga não a Discriminação, evidencia que independente da cor, religião, lugar onde nascemos, somos iguais perante a lei, pois somos seres humanos. O terceiro Cuide de sua Higiene Pessoal, aborda a importância da limpeza de nosso corpo para ter saúde. O quarto Pratique a Boa Alimentação e Esporte, esclarece que ter boa alimentação e praticar esportes é um direito nosso e é saudável. O quinto, Cuidado com as Más Companhias, explana que muitas ações erradas de amigos podem ser por ele estar passando por algum problema e que nós podemos ajudá-lo a ver o mundo melhor. O sexto Evite o Aquecimento Global explica que a natureza é um bem herdado para todos e somos responsáveis para cuidar dela. São temas abordados através da ludicidade do teatro para engrandecer o universo infantil.

O PORQUÊ DO PROJETO
Atividades artísticas, lúdicas, brincadeiras, oficinas, palestras entre outras práticas fazem parte do meio de aprendizado da criança, são facilitadoras das formas de expressão e possibilitam interação entre saber e práticas de conduta. E foi a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente que buscamos esta finalidade com a encenação BRINCANDO EM CENA do macro projeto Ensinando para a Vida, que figura o universo infantil e seus conflitos. Retrata um grupo de crianças que são amigas e vivenciam, no meio de inúmeras brincadeiras, vários problemas característicos de suas idades, como: a discriminação; o cuidado com más influências, a importância da amizade, da higiene pessoal, da boa alimentação, da prática de exercícios e o cuidado com a natureza.  São várias cenas pequenas; onde um grupo de crianças brinca de peteca, papagaio, pula corda, roda de ciranda, manja e outros; e durante as brincadeiras vivenciam situações de conflitos e percebem que para resolvê-los necessitam pensar e dialogar sobre o ocorrido a fim de chegar a um acordo que favoreça todas as partes. Assim elas percebem que quando um grupo tem o mesmo objetivo, ou um problema comum para resolver, reúne forças em dimensões incríveis para produzir soluções. A participação do grupo na resolução de problemas é a única condição que os leva a conceber e promover objetivos comuns mutuamente vantajosos para grupos diversos; como também valorizar a diversidade humana nas suas diferentes manifestações.
A tolerância, a sociabilidade, o respeito pelas diferenças, a cooperação, a singularidade e a cultura de paz são dimensões educativas propostas pela UNESCO - França 1994 e que estão presentes no enredo da encenação de forma artística e lúdica com o objetivo de que as crianças compreendam a importância dos valores humanos, como: respeito, solidariedade, amor e muitos outros. Assim construírem um mundo cada vez mais feliz. Pois a criança que é estimulada para aprender e brincar, tem muito mais possibilidade de um dia se tornar um adulto tranqüilo, satisfeito e de bem com a vida. Formar pessoas capazes de cumprir com seus deveres e exercer seus direitos como cidadãos de uma sociedade aberta e plural é uma tarefa educativa muito difícil na atualidade, mas não é impossível. Devemos oferecer e compartilhar com as nossas crianças formas lúdicas que possam permitir que elas resolvam os conflitos de forma pacifica. Por isso propomos através deste espetáculo, mostrar que resolver problemas pelo diálogo nos ajuda a crescer, evoluir e madurecer como pessoas; mostrando que há possibilidade de respostas e soluções as questões do problema pelo diálogo coletivo. A paz não é a ausência de conflitos, é a capacidade de resolvê-los sem prejudicar ao outro ou a si mesmo. Uma criança madura para o conflito é uma criança madura para a PAZ.  






TRAJETÓRIA DO PROJETO
Foi apresentado em vários espaços e bairros da cidade de Manaus desde 2008 com o título provisório “5 Minutos em Cena”, devido cada quadro ter duração de cinco minutos; como também recebeu o Prêmio PROARTE 2009 melhorando a produção da encenação e neste mesmo ano foi transformado em vídeo pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas já com o título definitivo “Brincando em Cena” e vinculado para as crianças no Espaço Criança do Centro Cultural Povos da Amazônia. Em 2010 fez outras apresentações e agora realiza uma temporada pelo Prêmio do Ministério da Cultura Pontinhos de Cultura 2010.

1ª ETAPA DA TEMPORADA DE BRINCANDO EM CENA PELO PRÊMIO PONTINHO DE CULTURA 2010.

04/02/2012: Zona Leste – São José - 16:00 h.
12/02/2012: Zona Centro Sul – Flores - 16::00 h.
25/02/2012: Zona Oeste – Santo Antônio - 16:00 h.
26/02/2012: Zona Sul – Centro - 16:00 h.

SINÓPSE DA ENCENAÇÃO “BRINCANDO EM CENA”

No interior do Amazonas quatro crianças brincam: Rute, Rebeca, Pedro e José. Durante as brincadeiras elas vivenciam várias situações que envolvem higiene, discriminação, amizade, alimentação, esporte e outros. Assim elas aprendem quais valores são fundamentais para a alegria e bem estar de todos. Tudo acontece numa cidadezinha do interior amazônico, onde as crianças ainda brincam na frente de suas casas e são vizinhas. Cada brincadeira traz um conflito, um impasse a ser resolvido; levando as crianças a descobrirem formas de solucionar as situações e conviverem em PAZ. O ambiente é envolto num resgate cultural da infância amazônica da década de 60 e 70; cheia de canções de roda, músicas de ninar e brincadeiras advindas da imaginação. É um ambiente pulsante, mágico e cheio de vida.

FICHA TÉCNICA DA ENCENAÇÃO E VÍDEO DE “BRINCANDO EM CENA”
Direção: Narda Teles e Paulo Queiroz
Texto: Narda Teles
Direção de Produção: João Pedro Taneda
ELENCO
Denise Lima - Rebeca
Luzimar Santos - Pedro
Mayara Dellacarmo - Rute
Diego Lima - José
Criação de Cenários e Figurinos: Narda Teles
Confecção de Cenário: O Grupo e Cia Arte & Fato
Confecção de Figurinos: Namise Teles
Iluminação: Paulo Solimões Ramos
Sonoplastia: João Pedro Taneda
Maquiagem: Neisa Teles






Comentários